postado por Fábio Laguna
Olá mundo. Venho trazer-lhes notícias do confinamento. Estamos ensaiando desde a sexta-feira passada e ainda teremos mais alguns dias pela frente. Neste diário, ou melhor, semanário, irei falar um pouco sobre tudo que tá rolando no Retiro Metal Hangar.
Até agora nossa rotina diária vem sendo basicamente a mesma. Acordamos no meio da manhã, tomamos um café e seguimos para o estúdio. Ao meio-dia o heavy metal já começa a abalar as estruturas e segue em ritmo pesado até as dez da noite. A gente só dá uma paradinha para um lanche rápido no final da tarde e o resto é som, som, som. Quase dez horas de ensaio por dia… Pode parecer loucura, mas essa carga horária pesada ajuda muito nos quesitos resistência e entrosamento.
Nos dois primeiros dias de ensaio nos concentramos no The Reason Of Your Conviction (TROYC). Tocamos metade do disco por dia. Como todas as músicas são novas, ficávamos passando as partes que mereciam mais atenção, por serem um pouco mais complicadas para um ou para outro da banda, ou pra todo mundo, ou pra ninguém, só pela alegria de dar vida a algo que até então só podíamos ouvir no disco. Depois que todas as dificuldades técnicas estavam sanadas, a gente passava as músicas algumas vezes para deixá-las mais redondas, e curtir.
No terceiro dia ensaiamos o material mais antigo, dos dois primeiros discos. Como o Nando não pôde estar presente, ficamos arredondando o instrumental. Com o Inside Your Soul foi mais fácil, pois as músicas já estão nas pontas dos dedos de todos. Já com o Last Time fizemos algo diferente, mas agora não é hora de contar, vocês terão que conferir no show. Ainda tocamos alguns covers que farão parte do nosso repertório e o TROYC inteiro. Maratona.
No quarto dia tocamos todas as músicas do repertório. Por enquanto são umas vinte e cinco. A gente optou por ter um repertório maior para que possamos variar o set list a cada show. O Nando cantou algumas das músicas antigas que ainda não havíamos tocado juntos. Elas estão ganhando uma interpretação excepcional na voz dele. Foi no que mais fiquei atento neste dia, para ouvir como algum ou outro trecho soaria depois de tantos anos acostumado com o Mike nos vocais. Uma troca de componente é sempre um choque em uma banda, mas esses momentos são um convite à renovação.
Hoje, quinto dia, pisamos um pouco no freio. As primeiras 40 horas anteriores de ensaio foram cansativas. Na verdade, depois de passar uma ou duas vezes cada música do repertório, usamos o tempo para começar a definir um set list básico e resolver um monte de outras coisas que fazem parte da pré-produção de uma turnê. Como vocês sabem, estamos na reta final para o lançamento do disco, que vai acontecer daqui a poucos dias e isso envolve muita coisa que não seja somente ensaiar. Enfim, estamos enlouquecendo, hehehe.
Seguiremos ensaiando neste pique insano até o final dessa semana. Até lá, já que as músicas já tomaram corpo, é hora de ensaiar o show, com todas as suas dinâmicas, pausas e cuidar da parte performática. Temos muito trabalho pela frente. E daqui a 15 dias faremos nosso primeiro show, no qual dividiremos com vocês tudo que temos preparado até agora, para vocês. Posso garantir que o time está ficando muito bem treinado e que fizemos nossa lição com muito suor e dedicação. Tudo isso para mostrar o poder de fogo do Hangar, ao vivo e a cores. Ainda assim, isso é só o começo… Grande abraço!!!